Mostra Ação Cênica II Edição

CIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA COMEMORA 15 ANOS COM A
“II MOSTRA AÇÃO CÊNICA – EDIÇÃO BOCA A BOCA”
CULTURA, ARTE, CIDADANIA

Mostra tem programação gratuita formada por lançamento de filme, espetáculos adultos e infantis, oficinas e seminários

Entrevista: 15 anos da Cia Produz Ação Cênica
Entrevista de Carluty Ferreira para o programa Agenda da Rede Minas sobre os 15 anos da Cia Produz Ação Cênica e da II Mostra Ação Cênica - Edição Boca a Boca - Confins Fonte: www.facebook.com/programaagenda/posts/1058540734206908
Publicado por Cia Produz Ação Cênica em Domingo, 21 de fevereiro de 2016


Produz Ação Cênica comemora 15 anos de trajetória com a realização da II Mostra Ação Cênica – Edição Boca a Boca. De fevereiro a maio, o público de Confins, Belo Horizonte e região poderá conferir uma programação extensa e totalmente gratuita formada por cinema, espetáculos adultos e infantis, oficinas e seminários. A abertura acontece nos dias 20 (sábado) e 21(domingo)  de fevereiro com o lançamento do filme “Cidade das Memórias”, com direção e roteiro de Carluty Ferreira..
Todas as atrações da “II Mostra Ação Cênica – Edição Boca a Boca” são gratuitas, e acontecerão em praças, projetos sociais e escolas da cidade de Confins. Entre as atrações estão os espetáculos ”O Golpe”, de Wesley Marchiori e direção de Chica Reis; “Diário de um Louco”, de Nicolai Gogol e direção de Glicerio Rosário; “Crianças Invisíveis”, de Carluty Ferreira e  direção de Luiz Hermidas - vencedor dos prêmios de Melhor Ator para Carluty Ferreira e Melhor Atriz para Andrea Baruqui em 2009;  e participação do grupo convidado Cia. Pequi de Teatro, de Lagoa Santa, com a peça “A Terra Treme”, com direção de Carluty Ferreira. Haverá ainda seminários sobre temas como artesanato com material reciclável, produção cultural e acesso e direito cultural; e oficinas de teatro, adereços e figurinos, artesanato, operação e design de luz.
Confirme sua presença na página de evento no Facebook

“II Mostra Ação Cênica – Edição Boca a Boca”
 - Abertura dia 20 e 21/02 com o lançamento do filme “Cidade das memorias”
Dia 20 – Rua José Antônio Gonçalves S/N - Bairro Tavares – Paróquia de Santo Antônio, Confins, às 20h  - Entrada Franca
Dia 21 - Espaço Craslem – Rua Lagoa Santa 63, bairro Gameleira, Confins, às 20hs – Entrada Franca




O Projeto Produz Ação Cênica, 15 Anos - Cultura,  Arte e  Cidadania foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura.

Confira a Programação Completa


CIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA  15 ANOS  
“II MOSTRA ARTE CÊNICA – EDIÇÃO BOCA A BOCA”

O filme “Cidade das Memórias” foi produzido com o objetivo de difundir a memória e tradição dos povoados que surgiram no inicio do século XIX, e que foram construindo em ambiente de proteção familiar, da natureza, mantendo sua tradição cultural para resgatar valores e comportamentos que se perderam nos dias atuais. Pensado e produzido com recursos mais simples, o filme manteve sua essência que está calcada no universo da criança, em que a magia e os sonhos são virtudes de fé e esperança. Cidade das Memórias retrata os melhores tempos de nossas vidas, onde o destino de cada um na infância é anunciado como milagre, ou seja, isto ou aquilo é o nosso destino, e devemos seguir sem medos. Ao colocar em cena historias representadas por crianças, sobre um pequeno povoado no inicio do século XIX, o filme se preenche de nostalgia, saudosismo e memórias para que o expectador construa em seu imaginário, saudades do seu tempo de infância. Um filme que traz um recorte maravilhoso da vida: a velhice cheia de saudosismo e memórias; a juventude cheia de vigor e projeções do futuro; as duas fases do homem que serão para sempre memórias de grande sabedoria. Com uma fotografia marcada por fazendas, lagoas, florestas e animais silvestres.

“Cidade das Memórias” irá dar uma referencia na produção cinematográfica que a Companhia vem realizando desde 2010, em que já a realizou a produção dos filmes: o curta de ficção “A Casa Iluminada, Minha Historia Minha Gente”, sobre a cidade de Confins; e a produção que vem buscando recurso para a adaptação da peça “Oração para um pé de chinelo”, de Plínio Marcos, peça montada pela companhia em 2002, ganhando visibilidade e premiada, circulando em diversos festivais e estados até o ano de 2008. O filme tem a participação dos integrantes da Companhia Rogério Alves e Carluty Ferreira.
  
A Cia Produz Ação Cênica busca, junto a esta parceria com  o Fundo Estadual de Cultura e o programa Convênio do Estado de Minas, dar continuidade aos trabalhos em equipe, que, nestes quinze anos de atividade acreditaram, em fomentar, através de suas ações artísticas, a cultura, a educação e a formação de artistas e cidadãos, difundindo o trabalho realizado pelo teatro de grupo na região metropolitana de Belo Horizonte e em Minas Gerais.

A II Mostra Ação Cênica – Edição Boca a Boca, da Cia. Produz Ação Cênica, irá permitir uma produção de atividades artísticas necessária para Confins, oferecendo acessibilidade para toda a população e atendendo alunos da escola pública municipal e estadual com uma programação de espetáculos, oficinas, seminários e palestras, toda ela  com entrada franca. A Cia busca, junto a essa parceria com o Fundo, legitimar sua produção na Cidade de Confins, que pela primeira vez receberá um projeto cultural desse porte, difundindo o trabalho realizado pelo teatro de grupo em Minas Gerais.

Esta é a terceira ação de produção da Cia Produz Ação Cênica em Confins, onde está sediada desde 2012.  Em Confins, a Companhia realizou a montagem da peça curta “A Cidade e a Família”, em 2013, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A peça levou o grupo a criar a “Mostra de Arte de Confins” em parceria com outros artistas locais e com a Secretaria de Cultura e Turismo.
A primeira edição da “Mostra Ação Cênica” aconteceu no segundo semestre de 2011 em Belo Horizontes, quando a Companhia ainda estava sediada no Bairro Floresta, na capital.

O Projeto Produz Ação Cênica, 15 Anos - Cultura, Arte e Cidadania é uma ação que traz a MISSÃO da Companhia, colocando em cena essas três frentes que têm garantido sua continuidade e seu fortalecimento.

Buscando contemplar sua MISSÃO de valorização da Cultura, da Arte e Cidadania, a Associação participou, nestes últimos cinco anos, do Programa de Capacitação de Desenvolvimento Institucional, promovido para as organizações não governamentais do Vetor Norte pela ONG Conviver Social. Esses anos de participação no programa possibilitou a Companhia se estruturar e garantir com mais clareza essas três frentes que se propôs atuar.

AÇÃO CULTURAL - A Associação Cultural atua em ações de formação, pesquisa, produção, montagem e circulação de atividades artísticas nos segmentos de artes cênicas, arte visual, artesanato, música, literatura, gestão cultural e cultura popular para toda população de Confins e região metropolitana.  Atuando em salas de teatro, ruas, escolas, projetos sociais, espaços alternativos, realizando e participando de festivais, mostra e eventos culturais. A Companhia, através da realização de seus projetos, vem buscando manter sua sede própria para ampliar suas ações e possibilitar a demanda solicitada pelo seu público: criar mecanismos para fomentar a participação do cidadão e acesso aos bens culturais; criar mecanismos de formação artística para a população de baixa renda; desenvolver ações de formação de público; criar mecanismos para fomentar as comunidades, valorizando a cultura local.  Nossa MISSÃO se afirma pela experiência vivenciada pelos seus integrantes em trabalho de mobilização social em comunidades, hospitais públicos e ações direcionadas por projetos culturais com um trabalho de inclusão social e geração de renda. Esta visão da Companhia traz a reflexão sobre o papel da arte na sociedade, como a participação do cidadão e a garantia do acesso à bens culturais.

AÇÃO SOCIAL - As atividades desenvolvidas têm como foco a geração de renda, qualificação e formação profissional, cidadania e fortalecimento de vínculos comunitários. Entre as atividades realizadas destacamos atuação de oficinas artística – Arte Cidadã, apresentações gratuitas de espetáculos teatrais com debates sobre os temas abordados, e seminários trançado ideias sobre temas recorrentes para discussão do papel da cultura na sociedade. Por isso, em todos os seus projetos apresenta-se como meta a participação do cidadão e o acesso aos bens culturais e formação artística para a população de baixa renda.

AÇÃO ARTÍSTICA  - Nesta frente tem possibilitado a qualificação dos profissionais artistas e técnicos que atuam em eventos e espetáculos da Companhia. Produção e continuidade dos espetáculos, Mostras Arte, Seminário Trançando Idéias, e circulação no estado de Minas Gerais e no Brasil, participando de temporadas e Festivais. Pesquisa e registro histórico sobre diversos segmentos artísticos e também a produção de vídeo e cinema, que amplia os valores de reconhecimento da arte, da cultura, fortalecendo o trabalho da Companhia.

Serviço

CIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA COMEMORA 15 ANOS COM A
“II MOSTRA AÇÃO CÊNICA – EDIÇÃO BOCA A BOCA”
De 20 de fevereiro a 30 de maio – Confins
Cinema, Espetáculos adultos e infantis, Seminários e Oficinas


Realização
CIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA

Contatos para entrevistas
Carluty Ferreira – Cia. Produz Ação Cênica – 31 98626-6225  99655-6225 produzacao@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa: Adilson Marcelino – 31 98875-4527

Nenhum comentário:

Postar um comentário