ATIVIDADES 2017 - CASARÃO E CIA PRODUZ




ATIVIDADES ANO –2 017

EXECUÇÃO:     ASSOCIAÇÃO CULTURAL COMPANHIA PRODUZ AÇÃO CÊNICA  
                                          CASARÃO  - CULTURA,  ARTE  E CIDADANIA

PATROCÍNIO:  PROJETO MOSTRA DE ARTE E AÇÃO CÊNICA - PRONAC 148436   

MINISTÉRIO DA CULTURA  E INSTITUTO CCR

LOCAIS DAS AÇÕES:
CASARÃO CULTURAL/CONFINS
Av. Antônio José Gonçalves, 450 – B. Tavares - Confins - M.G – CEP: 33500-000
E-mail: produzacao@yahoo.com.br – CNPJ: 083235070001-98 - Fone/Fax: (031) 32223130

E Circulação EM: VESPASIANO - PEDRO LEOPOLDO - BELO HORIZONTE

ALUNOS E PROFESSORES LANÇAMENTO DO PROJETO 
VEJA https://www.facebook.com/mostradearteeacaocenica/videos/1362869310418093/


O espaço cultural CASARÃO, cultura, arte e cidadania atendeu a população de Confins em 2017 com atividades de artes integradas, através de capacitação, circulação e formação de platéias, propiciando formação e entretenimento através das Arte Cênicas (teatro, dança e circo) artesanato (mosaico e criatividade), musica (canto e instrumentalização), artes visuais (cerâmica e pintura), direcionada através de oficinas, workshops, palestras, seminários para crianças, jovens e adultos. Entre estas atividades destacamos o PROJETO ARTE CIDADÃ – oficina permanente para criança e Jovens que permite continuidade deste núcleo para a capacitação e egresso na carreira artística e também como integrante da Cia. . Este núcleo atua desde 2014 e já realizaram as montagens: A família de Tavares, cidade Jovem (2014 e 2015), curta metragem Cidade das Memórias, Alices (2016), culminando na formação do núcleo jovem de atores da Companhia com a montagem “Nós Somos Jovens e As Mulatas” (2017) peças com texto e direção de Carluty Ferreira, espetáculos que fazem parte do repertório da Companhia.

Em 2017 inciou-se o processo de criação das montagens com crianças “A Terra Tremeu” e com os jovens “Aurora da Minha Vida” onde será finalizado neste ano de 2018, fazendo abertura do projeto: CASARÃO CULTURAL E MOSTRA AÇÃO CÊNICA

As ações e atividades no espaço cultural CASARÃO, tem como objetivo o desenvolvimento, difusão e promoção dos direitos aos Bens Culturais, à promoção de cidadania e inclusão social para todos os cidadãos da comunidade Bairro Tavares onde esta a sede da Associação e para a população da cidade de Confins e Região do VETOR NORTE. As atividades continuadas permitirão a apropriação e empoderamento deste espaço cultural.

Quem executou as atividades
Associação Cultural Companhia Produz Ação Cênica, Associação cultural sem fins econômicos, fundada pelo ator, produtor cultural, artista-plástico, professor de arte Carluty Ferreira e o Assistente Social, coordenador e produtor executivo Cláudio Freitas com o intuito de promover e priorizar a formação e qualificação de profissionais do segmento artístico, produção de espetáculos com temas relevantes sobre a discussão dos direitos humanos em nossa sociedade, espetáculos de entretenimento, seminários e palestra sobre temas artísticos, e também sobre o comportamento do homem na sociedade, produção de eventos e mostras que envolvem a população colocando-a como protagonista, oficinas de aprimoramento artístico, técnico e inclusão social. Pesquisa e estudos da arte em todas as suas vertentes.

Desde 2014 com a sede cultural CASARÃO agregou vários profissionais onde destaca-se também a oficina continuada de Artesanato (criatividade e pintura), Cerâmica, Música e Capoeira desde 2016, estas oficinas permanentes tem contribuído na qualificação de jovens e adultos permitido seu desdobramento na criação artística e geração de renda. As atividades aconteceram numa programação semanal em 2017 da seguinte forma:


Fevereiro a abril – 2017
Reforma e ampliação do espaço cultural para lançamento das atividades artísticas de oficinas, workshops, seminários e visitação;
Divulgação das atividades e do projeto patrocinado pelo Instituto CCR; Divulgação, inscrições e lançamento das atividades realizadas no espaço cultural CASARÃO.


Abril a novembro - 2017
Funcionamento ESPAÇO CULTURAL - administrativo e atendimento ao público de segunda a sexta-feira de 10:00 as 22:00 



Atividades de capacitação: 
Oficinas, Workshops,
Seminários;

Circulação:
Espetáculos
MOSTRA AÇÃO CÊNICA – boca a boca e MOSTRA DE ARTE DE CONFINS

Capoeira para crianças, e adultos, as terças-feiras (tarde e noite);
Cerâmica para adulto, as quintas-feiras (tarde);
Artesanato para crianças, as quartas-feiras (tarde);
Música canto e percussão, as segundas-feiras (tarde e noite);
Teatro adulto as sexta-feira (noite);
Jovem e infantil, sábados (manhã e tarde) – OFICINA ARTE CIDADÃ.











Inserção de mais atividades devido o patrocínio do projeto Mostra de Artes de Confins e a Mostra Ação Cênica – Boca a Boca, PRONAC 148436, que chegou a sua terceira edição de forma ininterrupta.
A Associação através deste patrocínio permitiu atender com grande relevância as montagens teatrais, seminários, workshops e oficinas, também em parceria com secretarias municipais, órgãos públicos e privados.

Mostra Ação Cênica / Boca a boca \ III edição
Produção e organização das atividades de iniciação e formação artística a toda a população com uma programação oficinas, workshops e palestras, realizada no espaço cultural CASARÃO – Cultura, arte e cidadania. Apresentações dos resultados e circulação de espetáculos em escola do município, teatros da cidade de Pedro Leopoldo e Vespasiano.

V Mostra de Arte de Confins
Produção e organização das atividades artísticas com apresentações e exposição realizada no espaço de apoio da Prefeitura Municipal de Confins CRASLEM, onde contou também com a participação de artistas, artesãos da comunidade local e através de projetos sociais, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (coral infantil, adulto, orquestra de violão, artesanato), Escola Estadual são José e Confins com representação de alunos (Dança e Música) e ainda participação de grupos convidados de Belo Horizonte, Lagoa Santa e Sete Lagoas com apresentação Grupo de Dança, Circense e Teatral. A produção das atividades da Mostra de Arte de Confins em 2017 realizada pela Associação Cultural, teve a parceria da Prefeitura Municipal de Confins através da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, onde proporcionou a descentralização das ações levando espetáculos na praça central da cidade, permitindo acessibilidade ao público.
Todas as ações no espaço CASARÃO – Cultura, Arte e Cidadania, CRASLEM, ESCOLAS PÚBLICAS, PRAÇAS E RUA, foram gratuitas, onde atendeu todo o público com atividades direcionadas capacitação, formação, inclusão social, entretenimento e lazer com uma ampla programação: espetáculos teatrais, dança, música, oficinas, seminários, exposição, cinema, literatura e palestras.
Associação sediada em Confins, ao reestruturar o ESPAÇO cultural CASARÃO pode atender a população em um local de fácil acesso e acessibilidade cumprindo as normas de segurança e atendimento ao publico portador de dificuldades motoras, mentais e idosos.

Este espaço propiciou garantir com mais qualidade a atividade permanente de formação para crianças e adolescentes em teatro, através da Oficina Arte Cidadã onde em 2016 realizou as montagens que fizeram parte da abertura do projeto beneficiado em 2017 com as peças: “Nós Somos Jovens”, “Alices” e a curta metragem “Cidade das Memórias” e também a peça “As Meninas de Madame MIMI”, que trouxe em cena a atriz mineira Wilma Henriques com 87 anos de idade, que também atua na Associação desde 2010.

A Associação cumpre sua MISSÃO de valorização da Cultura, da Arte e Cidadania, e a estruturação administrativa que possibilita alinhar parcerias para consolidar seu espaço próprio o *CASARÃO* cultura, arte e cidadania e permitir cada vez mais o empoderamento de seu público neste espaço acolhedor, multiplicador e transformador.


DEMONSTRATIVO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DAS AÇÕES

“Mostra Ação Cênica / Boca a boca”
Atividades de iniciação e formação artística a toda a população com uma programação oficinas, workshops e palestras. Apresentação dos resultados na Mostra Boca a Boca e Mostra de Arte de Confins, ambas realizadas pela Associação anualmente. Circulação de espetáculos em escolas e teatros.

CASARÃO CULTURAL 
ATIVIDADES ARTÍSTICAS E AÇÕES ADMINISTRATIVAS
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO


  1. Planejamento e contratação de equipe; Organização de organograma e reuniões pedagógicas com coordenação do projeto e arte educadores;
  2. Locação e adequação do espaço permitindo acessibilidade e fácil acesso aos participantes e para produção e execução das atividades artísticas e oficinas do projeto;
  3. Manutenção do espaço CASARÃO, CULTURA, ARTE E CIDADANIA
  4. Adequação do espaço com equipamentos após locação e reforma
  5. Reunião administrativa com equipe para organização de documentos contábeis, atendimento ao público, inscrições das atividades, contatos com secretarias, escolas, agentes culturais de outras cidades de circulação;
  6. Regularização de dados da Associação Cultural.
  7. Readequação do Projeto;
  8. Contato e contratação de design, assessoria de comunicação, para criação de arte e divulgação das atividades;
  9. Agendamento dos locais de realização das atividades de circulação e Mostras.
  10. Contratação de oficineiros, design, assessoria de comunicação, assistente de produção, produção executiva para inicio das atividades;
  11. Criação e aprovação de layout e arte de divulgação das atividades;
  12. Produção executiva de materiais, equipamentos;
  13. Divulgação em carro falante para inscrição das oficinas a serem realizadas no projeto totalmente gratuito e de apresentações artísticas;
  14. Contato com apoiadores e parceria Secretaria Municipal de Cultura e Educação de Confins;
  15. Ensaios das atividades de lançamento do projeto;
  16. Reuniões pedagógica mensais de equipe (coordenação e oficineiros/professores) para debate sobre a dinâmica da execução das aulas e trabalho desenvolvido com alunos, matérias etc;


REGISTRO DE ATIVIDADES DIVULGAÇÃO E PRÁTICAS
 CASARÃO Cultura, Arte e Cidadania

EXECUTADAS: 18 OFICINAS
PÚBLICO IDADE: 04 a 75 anos
NUMERO DE PARTICIPANTES: 261
Inicio das atividades em abril com participação das autoridades



Primeira dama do teatro mineiro atriz Wilma Henriques, presidente do sindicato dos artistas de Minas Gerais, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.



ESPETÁCULOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO ARTE CIDADÃ

“ALICES” – adaptação do clássico “Alice no país das maravilhas”
ARTE CIDADÃ – CRIANÇAS -
circulação Belo Horizonte, Vespasiano e Confins - CLIQUE E VEJA O VIDEOhttps://www.facebook.com/mostradearteeacaocenica/videos/1360445160660508/

“NÓS SOMOS JOVENS” - ARTE CIDADÃ - JOVENS
circulação, Confins, Pedro Leopoldo e Vespasiano

"AS MENINAS DE MADAME MIMI" 
circulação Belo Horizonte, Pedro Leopoldo e Vespasiano.
Circulação e apresentações para as escolas públicas com espetáculos infanto juvenis “Nos somos Jovens, Alices e As Meninas de Madame Mimi.

ATIVIDADES PERMANENTE - OFICINAS – CASARÃO
Paralelamente as atividades do CASARÃO executadas de segunda a sábado onde já aconteceram as oficinas: Dança (livre, afro e salão), teatro (adulto, jovem e crianças), música (canto para adulto e musicalização para crianças), artesanato/mosaico, artesanato/pintura, mascaras, atuação para cinema, capoeira, cerâmica e as oficinas permanentes aos sábados com Jovens de 12 a 16 na parte da manha e crianças de 6 a 12 anos na parte da tarde, com um público surpreendente e tendo a cada dia mais procura para as atividades. As Oficinas foram realizadas no período de abril a novembro, levando seus resultados nas Mostra de Arte de Confins e Mostra Ação Cênica – boca a boca.
A diversidade das oficinas e ampliação das ações para os municípios próximos à Sede da Companhia proporcionou maior acessibilidade à arte e cultura. Participação de cidadãos que tem o espaço com acessibilidade e fácil acesso.

OFICINAS: Artesanato/Criatividade/ Teatro Adulto/ Máscaras, Cerâmica/ Artesanato/ Mosaico/ Cerâmica/ Atuação para cinema/  Capoeira adulto/ Capoeira criança/  CIRCO

Dança livre e Folclórica para crianças, Dança Afro, Dança de salão
ATIVIDADES CASARÃO - DANÇA AFRO - VEJA
https://www.facebook.com/www.ciaproduzacaocenica.blogspot.com.br/videos/1532888486761751/





Criação e confecção de Bonecos. PÚBLICO – 15 PESSOAS

Convivência e Socialização


Iniciação a LIBRAS (linguagem Brasileira de Sinais)- Primeiros movimentos das mãos. PÚBLICO –25 PESSOAS


Cultura Popular - A capoeira na comunidade. 15 PESSOAS atendida - CLIQUE AQUI VÍDEO CAPOEIRAhttps://www.facebook.com/ojurancapoeira/videos/1164128633719231/


Arte Contemporânea – Arte de Cerâmica. 15 PESSOAS atendida
Arte e Educação- Praticando a Gravura na Educação. PÚBLICO – 15 atendida




DEMONSTRATIVO QUALITATIVO E QUANTITATIVO DAS AÇÕES – VISITAÇÃO DE ESCOLAS NA EXPOSIÇÃO DA V MOSTRA DE ARTE

V Mostra de Arte de Confins - CULTURA - ARTE E CIDADANIA

ATIVIDADES DE 26 DE SETEMBRO A 01 DE OUTUBRO
PROPOSTAEXECUTADAS: 36 ATIVIDADES – ARTISTAS CONVIDADOS E RESULTADOS DAS OFICINAS
EXPOSITORES: 35 PROFISSIONAIS – ARTESANATO E ARTES VISUAIS
PRODUTORES: 06 PROFISSIONAIS
MONITORES/APOIO: 11 PROFISSIONAIS
PÚBLICO IDADE: 0 a 100 anos
NÚMERO DE PARTICIPANTES EXPOSIÇÃO E SHOWS: 1200 PESSOAS
NÚMERO DE VISITANTES ESCOLAS:
657 ALUNOS E EDUCADORES
REGISTRO: CATALOGO





III MOSTRA AÇÃO CÊNICA - Boca a Boca
PERIODO DAS ATIVIDADES: ABRIL A SETEMBRO
PROPOSTA EXECUTADAS: 
18 ATIVIDADES
EXPOSITORES ARTESANATO E ARTES VISUAIS:
16 PROFISSIONAIS 
PRODUTORES: 
04 PROFISSIONAIS
MONITORES/APOIO: 
04 PROFISSIONAIS
PÚBLICO IDADE: 0 a 100 anos
NÚMERO DE PARTICIPANTES EXPOSIÇÃO E SHOWS: 800 PESSOAS

APRESENTAÇÃO DA PEÇA A TERRA TREMEU - 120 PESSOAS – ESCOLA MUNICIPAL JARDIM ENCANTADO
APRESENTAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE TAVARES E AFONSO JOSÉ – PÚBLICO 365 PESSOAS – PEÇA CRIANÇAS INVISÍVEIS
Indicar vídeo de apresentação Escola Afonso José
Fotos Escola de Tavares











 MOSTRA AÇÃO CÊNICA – BOCA A BOCA –
EVENTO MÚSICA E LUZ - AEROPORTO
Coral e percussão – com alunos da oficina de música.
PRAÇA CENTRAL DE CONFINS
Apresentação circense.








 III - MOSTRA AÇÃO CÊNICA – BOCA A BOCA –
ESPAÇO CULTURAL GAMELA
Abertura com coordenadores Claudio Freitas Santos
Carluty Ferreira







Coral e percussão com alunos da oficina de música.
Apresentação circense com alunos da oficina de circo.
Espetáculo A Terra Tremeu com aluno da oficina de teatro infantil.
Espetáculo Aurora da Minha Vida com alunos da oficina de teatro jovem.
EXIBIÇÃO DE FILMES:
Sem Sombras de dúvidas e Migalhas com alunos da oficina de cinema.
Exposição, apresentações
Projeto Arte Cidadã – Teatro Infantil – “ O Dia que a Terra Tremeu”
Cinema e TV – Curta “Migalhas, os dois lados da moeda”
Projeto Arte Cidadã –Teatro Jovem – “Aurora da Minha Vida”
Cerâmica – exposição “utensílios e bijouterias”
Exposição Máscara e Mosaico
Circo “Tecido e acrobacia”
Público atendido no dia de apresentação dos resultados – 627 pessoas
III - MOSTRA AÇÃO CÊNICA – BOCA A BOCA –








___________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário